Bravo. Obrigado Eva Weaver pelo belíssimo e comovente "O menino dos fantoches de Varsóvia". Não poderia começar essa resenha sem esse quase que obrigatório agradecimento fosse feito logo assim de cara. Não no fim. E sim no começo.
Eva consegue com maestria, cuidado e sem nenhum exagero retratar um dos episódios mais horrendos da 2ª Guerra Mundial: O Holocausto. Eva não mergulha de cabeça no que foi esse horror e o escancara. Ela (Eva) conta parte desse horror através da vida do menino Mika que herdou de seu avó morto no Gueto de Varsóvia um grande casaco, mas não é um casaco qualquer. É um casaco grande com vários bolsos internos, bolsos até "mágicos" que guardavam além de um fantoche (o príncipe) a esperança de sobrevivência em meio a uma guerra estúpida e comandada por um lunático ditador chamado Hitler.
O livro tem várias facetas. A força desse casaco e dos fantoches dão a Mika a razão de lutar e querer sobreviver. O casaco parece que produz a coragem suficiente para se seguir adiante. O livro mostra também a "amizade" dentro de certos limites entre Mika e Max um oficial alemão construída pelo acaso da vida apesar dos dois estarem em lados completamente opostos.
A maneira como Eva (a autora) nos conduz pelos dias, semanas, meses e anos é fascinante. E apesar de ser uma história triste, ela mostra como pequenas coisas por mais banais que possam ser, por quase nenhum valor que talvez nós damos, podem mudar uma vida, várias vidas. Lendo o livro muitos de nós talvez aprendam a valorizar mais tanta coisa; um pedaço de pão, um cheiro, um barulho. O valor da vida é muito bem tratado.
E a autora ainda nos conta o que aconteceu depois que a Alemanha perdeu a guerra. E como a guerra entrelaça gerações e seus desdobramentos e consequências.
É um livro imperdível. Eu diria até leitura obrigatória para se conhecer um pouco mais sobre o Holocausto a partir de um outro prisma.
Classificação: ☻☻☻☻☻
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo
O MENINO DOS FANTOCHES DE VARSÓVIA - EVA WEAVER - EDITORA NOVO CONCEITO - 392 PÁGINAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário