sábado, 17 de novembro de 2012

OPINIÃO DO LIVRO: "ALERTA FINAL" - Lee Child


Eu até tinha outros dois livros do autor ("Destino: Inferno" e "Um tiro"), mas não tinha lido nehum deles, ainda. 

Quando chegou o "Alerta Final" resolvi enfim ler um livro de Lee Child.

Confesso que as primeiras páginas me preocuparam e me fizeram até pensar em fazer o que um "viciados em livros" não gosta muito de fazer. Abandonar o livro. Eu ainda passo por uma outra etapa antes de enterrar o livro, mas há casos em que o enterro é imediato. Não era esse o caso. 

Resolvi dar ao autor mais algumas páginas de crédito e assim como num passe de mágica, como se eu tivesse sido abduzido por ele, houve aquela coisa que é até difícil de explicar, um "BUM", um "ainda-não-sei-oque" que me puxou para dentro da trama e foi onde tudo mudou. 

O livro que estava querendo ficar chato se transformou. Água para o vinho. De excelente safra diga-se de passagem. 

Posso dizer que é um p*** suspense. Essa seria a palavra mais forte. Mas para não ficar feio, diria que é FANTÁSTICO, brilhante, magnifico.

Simplesmente não parei de ler mais. Devorei cada página com um apetite feroz. Queria porque queria acabar o livro, queria descobrir tudo antes do autor, tentei, não consegui, mas ao mesmo tempo comecei a querer não acabar o livro, para não cair naquele vazio que sentimos - pelo menos eu sinto - quando um livro maravilhoso acaba. É quase um sentimento de abandono. 

O personagem Jack Reacher é o cara. Ainda deito num divã para descobrir o que acontece quando um personagem toca a gente de uma forma inexplicável. Tudo bem que com Jack não foi amor à primeira letra, mas o amor chegou. E quando digo amor - para os mais preconceituosos - é um sentimento que talvez só quem leia consiga entender. Simplesmente adotamos o personagem, torcemos por ele, sofremos por ele, sentimos como ele. Isso é a magia da literatura. 

Agora não tem mais como não colocar Lee Child como um dos autores TOP da minha lista e claro, Jack Reacher (o protagonista) também como um dos personagens mais queridos. 

Talvez para certas pessoas deve ser estranho entender quando gostamos de um personagem. Aliás, isso é o que todo autor deseja e o que todo leitor também deseja, pois quando acontece esse "casamento" a leitura é só prazer. Como toda leitura deve ser afinal. 

Classificação: ☻☻☻☻☻

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

ALERTA FINAL - LEE CHILD - EDITORA BERTRAND - 460 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário