sábado, 24 de novembro de 2012

OPINIÃO DO LIVRO: "O AZARÃO" - MARKUS ZUSACK



O consagrado autor de "A menina que roubava livros" que ficou 230 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times, Markus Zusak, aparece aqui de forma diferente e escrevendo para o complicado mundo dos jovens. 

O seu livro "O Azarão" mostra o real mundo de um jovem, Cameron, o caçula de quatro imrãos. Não vou dizer que é um livro fácil de ler. Fácil no sentido da angústia que sentimos ao ver as questões abordadas na história e nos identificarmos muitas vezes com algumas passagens, com várias ou em alguns casos com todas.

A narrativa mostra exatamente o que um jovem hoje em dia sente, pensa, faz. E isso torna 'O Azarão" uma leitura densa. Quase como uma viagem em busca de uma identidade. 

Rimos, choramos e nos angustiamos com Cameron. Lamentamos e torcemos por Cameron. E vemos também as trasnformações pelas quais ele passa e isso pode nos remeter ao nosso próprio passado. Ou não. 

É nítido a mensagem que Markus tenta nos passar com uma história quase que real, pois as questões, situações, sentimentos, pensamentos e atitudes que Cameron se depara são questões que qualquer jovem pode ter ao longo de sua adolescência. Pode até ser algo muito vivo no leitor dependendo até da sua idade.

Pode acontecer de parecer até que o leitor é o próprio Cameron e o "O Azarão" virar quase que algo autobiográfico do próprio leitor.

Classificação:  ☻☻☻☺☺

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

O AZARÃO - MARKUS ZUSAK - EDITORA BERTRAND - 175 páginas

Um comentário:

  1. Os escritores atuais que estão apostando em livros para o público jovem adolescente, estão cada vez mais conquistando os melhores lugares das prateleiras.
    Isso prova que os jovens estão lendo mais!

    Inclusive no meu blog está rolando uma estatística de idade, maioria adolescente!

    Muito boa a dica e vou procurar ele!
    Bjão e sucesso no blog!
    http://bellaletra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir