quinta-feira, 10 de julho de 2014

OPINIÃO DO LIVRO: "DIAS PERFEITOS"


Raphael Montes me conhecia pela Viciados em Livros e um belo dia em algum dos muitos lançamentos literários fomos apresentados. E na época ele me contou que estava escrevendo um livro e queria muito que eu lesse e opinasse. Me fez um apanhado da história e fiquei com uma grande expectativa. Era o seu primeiro livro. "Os Suicidas" lançado pela Benvirá. Simplesmente amei o livro. 

Um tempo depois, nos encontramos novamente em algum outro lançamento e ele me perguntou se eu podia ler os primeiros capítulos do seu novo livro. Por algum acaso da vida acabei não recebendo o tal e-mail, o tempo passou e nasceu então "Dias Perfeitos"  lançado agora pela Companhia das Letras. 

Quando recebi meu exemplar, respirei fundo e comecei a leitura. Confesso que fiquei com medo. Será que Raphael iria conseguir se superar ainda mais? Ainda estava com "Os Suicidas" nas veias, apesar do espaço de tempo entre eles. Mas acho que isso sempre acontece quando não se conhece um autor e nos apaixonamos pelo seu primeiro livro. Ou pelo primeiro livro que lemos dele caso ele já tenha uma penca de livros já publicados, o que não era o caso, até porque Raphael só tem 23 anos quase 24. 

"Dias Perfeitos" é um livro muito bom. A trama é interessante, porém previsível. Em termos. Difícil hoje se ter uma ideia completamente inédita para uma trama. O que vai diferenciar o escritor do Escritor é a maneira como você conta e apresenta a trama aos seus leitores. E isso faz de Raphael um Escritor. A sua trama prende o leitor, ela te captura. 

Confesso que em alguns momentos eu já previa o que poderia acontecer. E até que acertei alguma coisa, mas as reviravoltas que Raphael cria dão um toque especial ao livro e fazem você talvez acertar uma coisa ou outra. Mas ele consegue te surpreender. 

Um detalhe técnico aqui outro acolá poderia ter sido escrito de outra forma, talvez de uma forma um pouco mais real (só não conto, porque odeio spoilers e você pode até nem perceber), mas não compromete em nada a leitura nem a história.

Gosto como a mente de Raphael funciona e o fato do livro ser ambientado entre Teresópolis, Ilha Grande e Copacabana. Isso da a quem é da área um plus a mais de conseguir viver a cena com uma maior intensidade. 

A história gira em torno de Téo, estudante de medicina que mora com a mãe paraplégica num quitinete em Copacabana quando conhece numa festa a Clarice por quem se apaixona e resolve que fará de tudo para que ela se apaixone por ele também. E aí... bem, aí vou deixar o Raphael contar para vocês que vai ser bem melhor. 


Classificação:  ☻☻ 

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

DIAS PERFEITOS - RAPHAEL MONTES - EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS - 274 páginas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário