quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DICAS DE PORTUGUÊS: Verbos - Parte X





PROVEJO ou PROVENHO?

PROVEJO é do verbo PROVER (=fornecer, abastecer);

PROVENHO é do ver PROVIR (=originar, vir de).

O verbo PROVIR segue o verbo VIR:

Eu venho - eu provenho

Ele vem - ele provém

Eles vêm - eles provêm

Nós vimos - nós provimos (=presente do indicativo)

Nós viemos - nós proviemos (=pretérito perfeito do indicativo)

Eu vim - eu provim

Ele veio - ele proveio

Eles vieram - eles provieram

Se eu viesse - se eu proviesse

Quando eu vier - quando eu provier


O verbo PROVER só segue o verbo VER nos tempos do presente:

Eu vejo - eu provejo

Ele vê - ele provê

Eles veem - eles proveem

Que eu veja - que eu proveja

No pretérito e no futuro, é REGULAR:

Ele proveu, eles proveram (=pretérito perfeito do indicativo);

Se eu provesse (=pretérito imperfeito do subjuntivo);

Quando eu prover (=futuro do subjuntivo);

Eu proverei (=futuro do presente do indicativo);

Eu proveria (=futuro do pretérito do indicativo).

Fonte: Professor Sergio Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário