segunda-feira, 24 de março de 2014

OPINIÃO DO LIVRO: "LIGUE OS PONTOS - POEMAS DE AMOR E BIG BANG"


Sempre se fala para não julgar um livro pela capa. Isso já é sabido. Mas eu acrescentaria a essa máxima - será mesmo uma máxima? - para não se julgar um livro pelo seu autor. Deixa isso para depois. E de preferência para depois do ponto final. 

Por que eu estou dizendo isso? Pelo simples fato do autor ser conhecido por uma vertente completamente oposta de quem escreve poesia. Ou melhor, a imagem que todos tem de Gregorio Duvivier é a do cara do Porta dos Fundos, do cara engraçado do Multishow ou ainda do marido da Clarice Falcão. Para os mais fãs, é o mesmo que tem uma coluna no Jornal Folha de São Paulo. 

E sabendo disso tudo alguns vão perguntar, mas um livro de poesia? Não é demais da conta? Eu respondo, não é. Mesmo!

Comecei a ler o livro no dia do lançamento. E terminei o livro no dia do lançamento. A resenha é que demorou. 

A poesia de Gregorio é um big bang na própria poesia. Eu diria que Gregorio escreve a nova poesia. Uma poesia moderna, mas que ao mesmo tempo é nostálgica. 

Sem o rebuscamento de nossos antigos poetas, sem os pontos de interrogações que o maravilhoso Leminski nos deixa ao final de muitas de suas poesias, Gregorio optou por uma poesia que chamaria de light, onde você entra na mesma "vibe" dele sem pestanejar, sem você sequer perceber. 

E quando você se dá conta já está envolvido pela doçura e simplicidade. 

E uma simplicidade que faz com que você carioca possa viajar e até sentir a rua Mena Barreto, a Avenida Niemeyer, a Urca, a Floresta da Tijuca, a Baía de Guanabara e se identificar e até lembrar da sua infância com a revistinha do Cascão. 

Gregorio já nasceu poeta grande, já nasceu amadurecido, já desabrochou.

Ligue você os pontos, viaje nesse mundo encantado por vezes melancólico de Gregorio que vai dar até vontade de brindar com Guaraplus e comendo um pacote de Wickbold.

Classificação:  ☻☻☻☻☻
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

LIGUE OS PONTOS  - POEMAS DE AMOR E BIG BANG - GREGORIO DUVIVIER - COMPANHIA DAS LETRAS - 85 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário