quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "UM TIRO" ou "O ÚLTIMO TIRO" - LEE CHILD





Comecei a ler Lee Child pelo fim, ou seja, pelo seu último livro aqui publicado: "Alerta Final". E me encantei com o autor, com a forma que ele escreve e me "apaixonei" - leitores saberão o que é isso - pelo protagonista, Jack Reacher. 

Depois fui lendo todos os livros que eu tinha dele. Acabei que lendo em ordem decrescente. Mas que não influência muito como no caso da Série Mortal (publicado também pela Bertrand) da J.D. Roob. 

Restava ler apenas esse "Um Tiro" quando comceçaram a anunciar que em dezembro seria lançado o "O Último Tiro". Festejei muito. E saí até para comprar (que ninguém me ouça falando isso). Só que fui cedo à livraria. O livro não havia chegado ainda. 

Quando fui ler a sinopse, e nem precisaria, pois queria porque queria ler, me deparei com uma passagem do livro que me pareceu bem familiar. Tipo, já li isso. E a essa altura já tinha devorado o livro. E para minha surpresa, o "Um Tiro" e o "O Último Tiro" são o mesmo livro, com título e capa diferentes em virtude do lançamento do filme baseado no livro. 

O livro é fenomenal. É viciante. É livro para se ler de uma tacada só, já sabendo que quando chegar ao fim vai dar aquele vazio de e agora que quero mais? Mas não tem como não devorar o livro. A trama é sensacional, com todos os ingredientes bem dosados. Nada surreal ou impossível de acontecer. 

Como já disse em outra ocasião, foi criado o Jack Bauer da literatura: Jack Reacher. Ele é o cara. O protagonista é aquela pessoa que você gostaria de ter como amiga e guarda-costas. O Jack é um fenômeno. Apesar de parecer arrogante como já li que acham que ele é, isso não fica muito evidente para mim, na verdade Jack é aquele cara que sabe que é bom no que faz, faz bem o que faz, e não tem aquela coisa de ser o todo certinho dentro da lei. Se ele tiver que matar, ele vai matar. E pronto. O que faz ele ser verdadeiro, autêntico. Além de ter seus pensamentos bem aguçados, ele enxerga além do óbvio, o que o faz parecer até com um Hercule Poirot do século XXI. Jack tem além de todos os atributos de imbatível, uma mente brilhante.  

O livro é simplesmente IMPERDÍVEL. Leia o livro antes de ver o filme. 

Com toda a certeza Lee Child é um dos grandes escritores de thriller da atualidade e seu personagem Jack Reacher vem na carona como o protagonista que não pode faltar em nenhum livro de Lee. 

Classificação:  ☻☻☻☻☻

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

UM TIRO OU O ÚLTIMO TIRO - LEE CHILD -  EDITORA BERTRAND - 404 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário