sexta-feira, 22 de março de 2013

OPINIÃO DO LIVRO: "ELLIOT ALLAGASH - DIÁRIO DE UM EX-PERDEDOR"



O livro escrito por Simon Rich de 27 anos mostra um lado sombrio do ser humano do qual eu não gosto. O livro conta a história de um adolescente comum, Seymour, que é o menos popular do colégio, não tem amigos, vive isolado, desajeitado, e que vive trancado em casa jogando videogame. 

Ele então conhece Elliot, um garoto e herdeiro da maior fortuna dos Estados Unidos e que é ao mesmo tempo rebelde, já foi expulos de todas escolas particulares do país, prepotente, manipulador, egocentrico e que resolve "ajudar" Seymour a se transformar. Mas a que preço?

Elliot um clone do Riquinho das histórias em quadrinho, mas não no caráter, é aquela criança que tem tudo e um pouco mais. É só estalar os dedos que ele tem o que quiser, na hora que quiser sem precisar fazer nada. Aliás, ele faz: ele pede meio que mandando. 

Mora numa mansão, tem empregados 24 horas por dia fazendo o que ele quiser, e um fiel escudeiro que é seu motorista e tudo o que seu mestre ordenar. Elliot consegue as coisas da forma mais fácil e vil. Ele compra, ameaça e acaba que fazendo de Seymour seu "projeto de ciências". E para fazer seu projeto andar e dar certo, ele (Elliot) usa de tudo um pouco: sabotagem, poder, vingança. 

É um livro engenhoso, sórdido, engraçado de certa forma e triste por mostrar um Elliot que tem em seu pai o mau exemplo de homem que ele já adolescente começa a se moldar do mesmo jeito. Nota-se a ausência que uma mãe faz na referência que um filho precisa ter e nos ensina por intermedio de Seymour que nem tudo o dinheiro pode comprar. 

Classificação:  ☻☻☻☻☺
  
☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo  

ELLIOT ALLAGASH - DIÁRIO DE UM EX-PERDEDOR - SIMON RICH - EDITORA PLANETA - 214 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário