sexta-feira, 20 de junho de 2014

OPINIÃO DO LIVRO: "COMO VIVER ETERNAMENTE"



O livro "Como viver eternamente" é um livro "estrelarmente" falando entre três e quarto estrelas. Até tomei um pouco de ojeriza dessas estrelas de classificação, mas fazer o quê?

A autora Sally Nicholls nasceu em Stokton, Inglaterra e se formou em Filosofia e Literatura. Quando escreveu o livro em 2008 - o que foi uma surpresa para mim - tinha 23 anos. (a idade foi só um detalhe). Surpresa porque nunca tinha ouvido falar do livro e ele é a cara do aclamado sucesso "A culpa é das estrelas" de John Green. (que eu li e amei). 

Quando comecei a leitura de "Como viver eternamente" senti algo como já li isso e nesse momento até fiz (confesso) um prejulgamento achando que tivessem escrito um livro quase cópia de um grande sucesso atual de vendas agora para pegar uma carona. Continuei a leitura e no que seria o quarto erro ortográfico parei tudo e fui olhar o ano de publicação do livro. Foi aí que tive a tal da surpresa em constatar que o livro é de 2008, ou seja, bem anterior ao livro de John Green. Cheguei a mandar então um e-mail para a editora perguntando a razão de não terem colocado o livro já dentro da nova ortografia (maldita coisa que fizeram) e eles me responderam que só mudaram a capa. Para mim um ponto muito negativo. Poderiam ter feito isso. 

Voltando ao livro, a leitura é fácil, a narração é feita na primeira pessoa, ou na voz de Sam como você preferir, e conta a sua história e luta contra um câncer (na minha opinião a doença do século) incurável - nesse caso, a leucemia - e que resolveu escrever um livro enquanto espera pelo inevitável: a sua própria morte. 

Com passagens engraçadas e outras emocionantes vamos nos afeiçoando por Sam e vivendo seu drama junto com ele e sua família. 

Na história Sam tem um amigo que também vai morrer e juntos resolvem viver sonhos e superar seus problemas para viver ao máximo o tempo que ainda possuem. Sam mostra seus dramas, como é sua convivência com seus pais e sua irmã Bella e o seu dia-a-dia. Sam nos mostra também que sonhos impossíveis, tipo ir à Lua podem ser realizados de certa forma. Ele nos ensina a ver a vida de uma forma mais simples e a de que podemos ser felizes mesmo já sabendo a data do ponto final. 


Classificação:  ☻☻☻ 

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

COMO VIVER ETERNAMENTE - SALLY NICHOLLS - Geração Editorial - 232 páginas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário