segunda-feira, 30 de março de 2015

OPINIÃO DO LIVRO: "MAR DA TRANQUILIDADE"




Bastaram alguns poucos capítulos para me encantar com o livro. "Mar da Tranquilidade" irá arrancar lágrimas de vocês como arrancou de mim. Últimamente não posso recomendar os livros que tenho lido (muitos da Editora Arqueiro), para que sejam lidos em público. A menos que você não se importe de chorar na frente dos outros. As pessoas vão achar muito bizarro (infleizmente), uma pessoa que lê e ainda por cima chora. 

"Mar da Tranquilidade" é uma história forte, de recomeço, de reencontro, de superação.

O modo que a autora Katja Millay escolheu para narrar a história é bem interessante. Ela alterna os dois personagens principais em capítulos narrados em primeira pessoa. Ora é Nastya, ora é Josh. Sendo que na maior parte do tempo a fala de Nastya é muda.

O livro conta a história de Nastya que tinha um futuro promissor e um acontecimento muda todo o rumo de sua vida. Ela se fecha em seu mundo de tal forma que ela resolve parar de falar - isso não é spoiler - com todos. Depois de um tempo ela resolve mudar de cidade, de escola e vai morar com a tia.
Na nova escola ela conhece Josh que também é uma pessoa excluiída socialmente por toda a sua história de vida e por ele ser conhecido por um mal assombro, pois todas as pessoas que ele amou ou que convivem com ele são ceifadas da vida dele. E isso acabou criando um escudo onde ninguém o pertuba.

Nastya acaba cruzando o caminho de Josh e acontece uma atração entre os dois, mas que eles tentam lutar contra. A medida que o temo vai passando, os escudos criados por cada um deles vai sendo quebrado. A relação deles vai dando força a sentimentos que eles não conheciam ou que tinham medo de vivenciar e até aceitar.

É um livro denso, bonito, triste, desafiador, e que leva você a pensar em como o ser humano é capaz de em momentos difíceis da vida olhar de verdade para uma pequena luz no fim do túnel em que essa peossa achou que estava mergulhada.

Bravo! Bravo! Bravo!

Classificação:  ☻☻☻☻☻

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

MAR DA TRANQUIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário